“Como funciona o Empréstimo Consignado?”
Possíveis operações consignadas:
empréstimos, crédito pessoal consignado, financiamentos, leasing.
empréstimos, crédito pessoal consignado, financiamentos, leasing.
Quem pode fazer empréstimo consignado: aposentados e pensionistas do INSS, funcionários públicos federais,estaduais e municipais e das forças armadas.
Valor máximo do empréstimo: não há, dependerá do salário e do prazo e do convênio com o órgão privado, público ou militar etc.
Valor máximo das prestações: comprometimento de até 30% do salário líquido mensal.
Prazos máximo e mínimo: normalmente os prazos estão em até 60 meses, mas atualmente há convênios com alguns órgãos que chegam a 72 meses.
Forma de pagamento: prestações são iguais, mensais e préfixadas.
Juros: em alguns casos pode ser negociável entre as partes, não há piso ou teto estabelecidos, em geral entre 1,5% e 3,5% ao mês.
Pagamento antecipado: pode ser feito sim, somente o saldo devedor do principal, desconta o fluxo futuro na taxa do contrato, neste caso o desconto pode chegar até 25% do saldo devedor.
Aposentado ou pensionista poderá escolher o banco conveniado, não precisa ser aquele onde recebe seu salário ou aposentadoria.
Quen faz a operação: são as empresas, a Dataprev, o Siape ou departamento do órgão responsável, os mesmos farão os controles, desde a dedução do valor das prestações no contra-cheque do empregado / funcionário público ou aposentado ao repasse dos valores, mensalmente, para o(s) banco(s) emprestador(es).
Este tipo de empréstimo sem consulta ao apc e serasa, portanto está disponivel para pessoas com restrições cadastrais (nome sujo na praça), pois não possui burocracia, é extremamente simples.